Criando produtos para aproveitar as ondas

Quando a Microsoft apresentou ao mundo seu novo sistema operacional, o fato que mais chamou a atenção foi a quantidade de requisitos mínimos para o sistema. A maior preocupação dos desenvolvedores foi criar algo bonito, cheio de recursos, mas totalmente desalinhado com a tendência low-tech que o mundo vive.

Antes computadores e devices diversos chamavam a atenção quanto a processamento e capacidade, a exemplo da eterna tentativa das fabricantes de câmeras fotográficas digitais em superar a quantidade de mega pixels que a concorrência oferecia. Mas os usuário se depararam com o fato que não precisavam de tudo isso.

O fracasso da Microsoft com seu sistema operacional foi antagonista do sucesso de produtos como os laptops ultra-portáteis da Assus, cujo por exemplo a memória de armazenamento varia de 2 a 16 GB (o Vista mais básico pede 15 GB de espaço disponível). Mas qual foi o ponto cego da empresa do Bill?

Saber detectar as necessidades dos clientes e as variações dessas é pré-requisito para uma empresa de sucesso. E sabiamente, durante anos a Microsoft atendeu a isso, oferecendo soluções que conquistaram o enorme mercado que ela possui. Mas uma mudança de onda como a busca por soluções de menor capacidade, porém que trazem benefícios como mobilidade foi ignorada pela companhia. 

Outro exemplo atual são os videogames. Enquanto a Sony e a Microsoft entraram numa guerra pelo videogame de melhor processamento, esqueceram o fator usabilidade, e a Nintendo, na época dada como quase morta, abocanhou o mercado com um produto mais barato, mas de acordo com a tendência low-tech do mercado. O Wii virou febre e conseguiu conquistar um público que nem usava esse tipo de produto. 

Toda tendência é efêmera como uma onda, tem inicio, meio e fim. O sucesso de uma empresa acontece quando ela esta sempre buscando entender e se aproveitar para surfar e aproveitar ao máximo as tendências do mercado. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: