A internet e a evolução da mídia

Meios de comunicação sempre foram unilaterais. Por mais imparciais que tentavam ser, acabavam relatando fatos do ponto de vista de um grupo de pessoas. Durante anos tentaram quebrar isso, agregando interatividade, seção de correspondências, mas o ápice foi atingido com o advento da internet, que planificou o mundo e deu a todos microfones para expressarem o que quisessem. Dentro deste cenário atual, surge uma geração formada por mim e por você: a “Generation Virtual”. O Gartner publicou um estudo identificando os grupos desta geração, e este foi noticiado pelo Blue Bus no artigo abaixo (escrito por Elisa Araujo):

‘Generation V’, nova geraçao de usuarios web, pesquisa do Gartner

Uma pesquisa recente do Gartner indentificou uma nova geraçao de usuarios de internet, a ‘Generation Virtual’. Ela nao é qualificada da maneira tradicional – por faixa etária, gênero, classe social ou localizaçao geográfica. Esse grupo é definido pelo uso que faz da midia digital como canal para descoberta de informaçoes, construçao de conhecimento e troca de insights. Dentro da ‘Generation Virtual’, o Gartner indentifica 4 niveis de engajamento em relaçao ao conteudo e à comunidade:

Criadores – até 3% dos individuos estarao nesta categoria. Eles fornecem conteudo original e podem ativamente promover produtos e serviços.

Colaboradores – de 3 a 10% serao definidos desta maneira. Eles sao essencialmente seguidores, que fazem acrescimos à troca de informaçao, mas nao sao os que começam essa troca. Essas pessoas podem recomendar produtos e serviços a outros que estao justamente buscando opinioes durante processos de compra.

Oportunistas – de 10 a 20% sao pessoas que podem contribuir mais e, do ponto de vista de quem está usando as comunidades para gerar buzz e promover marcas ou produtos, esses sao os individuos que podem ‘agregar valor’ a uma conversa.

Lurkers – aproximadamente 80% da Geraçao V. Esse grupo é formado por espectadores, pessoas que apenas lêem, absorvem a informaçao, mas nao participam ativamente. Eles, no entanto, contribuem implicitamente ao indicar o valor (tamanho, representatividade) daquela comunidade.

Para empresas que estao trabalhando com social networking, o Gartner recomenda pensar em cada um dos 4 grupos, já que cada um tem importância. Diz ainda que há caracteristicas no comportamento dos usuarios da Geraçao V em relaçao a diferentes setores da economia – Anunciantes com marcas fortes atraem mais ‘Criadores’, ensina. 

 

from bluebus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: