O Futuro é agora.

Foram pouco mais de dois anos para voltar a este espaço. Mas no mundo das tendências de marketing e comportamento, dois anos representa quase uma eternidade. Nesses dois anos, Jerry Seinfeld não salvou a Microsoft (post de 21 de agosto de 2008) , mas o que trouxe novo fôlego a empresa foram várias mudanças desde o foco no entertenimento com a plataforma Xbox 360 e sua nova tecnologia de captura de movimentos que, antes de lançada, já impressionou a todos, a nova janela de possibilidades que se abriu com o Windows 7, resgatando o prestigio perdido com o windows vista e ainda em 2010 a perda da dianteira no mundo de tecnologia para a Apple, que se tornou a maior empresa de tecnologia.

Também nesses dois anos as redes sociais mostraram a que vieram, o Orkut não deixou de ser um lugar só de “miguxos” (post de 18 de agosto de 2008), mas as demais redes cresceram e ganharam importância. O Facebook, graças a um aplicativo de fazenda virtual, cresceu e se tornou a principal plataforma social, virando inclusive filme de hollywood. O Twitter mostrou que é mais do que um mero divulgador de status momentâneos e virou o grande termômetro de tendências da web. Mostrou a força de uma nação na grande piada virtual do “Cala Boca Gavao”, fazendo o mundo querer ajudar aves que nunca existiram. Surgiu um novo conceito chamado geo social, onde as redes sociais foram integrada a vida real informando a localização dos usuários, transformando scraps e recados em abraços e contatos reais.

O jornal The New York Times publicou em 29 de julho de 2008  a lista das dez coisas para eliminar da lista de preocupações, mas faltou acrescentar a decima primeira: Papel. Papel dos livros, revistas e jornais passaram a sumir com o surgimento dos ebooks como o Kindle da Amazon e dos tablets como o iPad da Apple. E foi no final de 2009 que a Amazon, maior rede de vendas da internet, divulgou que vendeu mais ebooks do que livros em papel.

Seria o fim do papel e assim caminharíamos para o sonho de todo eco-ranger neste mundo onde a cada mês que passa vivemos novos desafios climáticos como uma grande caixa de pandora. Sim, 2010 ainda nem acabou e descobrimos que o aquecimento global passou de ser apenas um prognóstico para o futuro e se tornou realidade.

Também nestes dois anos o mundo viveu uma de suas maiores crises financeiras, e o Brasil mostrou que entende mais do que futebol e sobreviveu diante de um período onde tudo que era antes certo se tornou instável.

Realmente dois anos mudou muita coisa, e é por isso que estou retomando este blog. Muito mais do que postar tendências ou tentar arrogantemente exercer algum exercício falho de futurologia, apenas quero entender junto com vocês o que pode trazer impactos para a forma que nós trabalhamos, nos relacionamos, enfim, vivemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: