O funeral da internet?

A internet surgiu nos anos 80, começou a crescer nos 90 e nesta ultima decada se tornou um meio obrigatório de comunicação. A “nuvem” passou a consumir boa parte dos nossos dias, mudou nossos hábitos de consumo e acrescentou novos termos a nossa vida, como googlar, etc.

E ao ler estampando a capa da revista Wired a frase: A web está morta, vejo a marca do que a próxima década dos wwws. O ponto que a Wired expõe é algo que já imaginava a algum tempo, o que esta morrendo é a forma de acesso ao conteúdo. O uso de browsers como o Internet Explores, Firefox ou Crome está caindo, e o que cresce são os aplicativos. Hoje, por exemplo, não vou ao site da wired para pesquisar ou ler um artigo. Vou ao aplicativo para iPad e compro a revista, pagando um preço justo pelo conteúdo. Outro exemplo é o aplicativo da moda de 2010: o Flipboard. Ele busca as informações atualizadas de redes sociais e outros sites que você goste e cria uma revista digital para você ler. Ou seja, o coteúdo deixa de ser lido por browsers, mas passa a ser customizado de acordo com o equipamento usado para o acesso, culminando num acesso mais amplo e ilimitado às informações. Claro que esta previsão ainda levaria algum tempo para acontecer.

Creio que já é hora para as empresas refletirem quanto ao formato de sua identidade online. Sites e formatos fechados já decaíram e hoje rede social já é algo obrigatório. Mas e o futuro? Lembrando que na era digital o futuro chega absurdamente rápido.

Se tivesse que apostar em algo quanto a tendência dos sites corporativos, creio que eles caminharam para estruturas que funcionam em multi-plataformas, se comportando mais como aplicativos do que as apresentações tradicionais. Muitos já caminham para isso, porém mantem ainda muito da estrutura convencional de navegação.

A identidade corporativas digital ainda oferece um cenário nublado, porém aqueles que tentarem superar as nuvens poderão encontrar o arco iris que o pionerismo traz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: