Homens e máquinas: Novas interações

Isso muda tudo. De novo.

Essa é a frase de um dos produtos mais esperados no Brasil, que será lançado nesta semana. A Apple, uma empresa um pouco pretensiosa com todos os adjetivos dos seus produtos, como “mágico”, “incrível”, “de um jeito que você nunca viu”, é vista como uma das empresas mais inovadoras de todos os tempos.

Muitos me vêem como um fã-boy da marca, afinal uso um MacBook Pro como meu computador, tenho uma conta super ativa na iTunes Store, leio livros e acesso a internet por um iPad e sempre ouço minhas músicas por um iPod, há muito tempo. Mas na verdade sou um aficionado nas interações humanas através de dispositivos eletrônicos. E mesmo a Apple sendo uma empresa “mágica” e “incrível”, como Steve Jobs diria, muito do que é lançado são evoluções de outras idéias. O iPad não seria uma evolução portatil do Surface da Microsoft, de 2007?

O que eu acho é que o futuro das interações humanas com a maquina virá desta empresa: a Microsoft. O fato é que ela ter perdido espaço nos últimos anos ampliou as possibilidades inovadoras da empresa. Tivemos a era dos teclados, onde computação era digitar comandos, depois como mouse e as interfaces gráficas tudo ficou mais amigavel. Depois da mobilidade, tivemos as telas de toque, desde Palms até o iPhone e o iPad (e é claro, o Surface). E o futuro: linguagem corporal.

A Microsoft apresentou nem meados de 2009 um gadget pro seu videogame, o Xbox 360, chamado de Projeto Natal, atualmente batizado de Kinect, que será comercializado ainda neste ano. Através de duas câmeras: uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimento e profundidade, o sistema entende e interage, sem precisar de controles e outros recursos.

Imagine as infinitas possibilidades que existirão quanto aplicarem esta tecnologia em ambientes corporativos. Você não digitará comandos ou clicará em aplicações, você conversará e através de seus movimentos o sistema entenderá os comandos. Com isso, estamos muito mais próximos de um mundo como o visto no filme do Steven Spielberg: Minority Report.

Anúncios publicitários interagindo com pessoas, técnicos monitorando redes, apresentações interativas, etc. E é caro? O sensor Kinect para Xbox será comercializado por USD $ 149.99. E um Xbox, por mais que seja potente em processamento de dados, é facilmente superado por computadores encontradas em qualquer loja de equipamentos eletrônicos.

Resumindo, soluções como o Kinect para computadores estão mais perto do que imaginamos. Este é o futuro das interações entre o homem e as máquinas.

E isso é o que MUDA TUDO.

Anúncios

Um pensamento sobre “Homens e máquinas: Novas interações

  1. Pingback: Novas interações « TREND IDEAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: