60 anos e dois dias

A televisão brasileira completou no último sábado 60 anos. Apenas para compararmos, o  caiu  o número de TVs ligadas caiu de 66% na média anual em 2000, no horário nobre, para 59% em 2009. E quando consolidarmos os números de 2010 veremos que caiu ainda mais. Estaria famosa caixa preta que sempre reinou nos lares em decadência? A rainha das salas de estar foi deposta? E quem viria no lugar?

Para a Wired, famosa revista de tendências tecnológicas americana, o futuro da TV é a convergência com a Internet. Cada vez mais teremos media centers conectados, separando o que queremos ou não ver. Serviços selecionando a programação sob demanda, gravando e transmitindo apenas aquilo que vemos. No Brasil isso ainda é uma realidade distante para a grande massa, porém o computador nos lares de renda mais baixa ganhou o destaque na sala que era da TV outrora. Porém até mesmo programas populares utilizam da internet como fonte de material para ganhar audiência. A maioria dos canais utilizam vídeos do YouTube para cativar o público.

E o futuro. Não consigo imaginar algo diferente do que uma casa totalmente concectada e integrada. Na sala um monitor que estará integrado aos computadores da sala, aos tablets, celulares, tudo compartilhando conteúdo. Você começa assistindo algo na sala, passa para a cozinha enquanto prepara um snack, volta pra sala, da uma pausa para atender uma video chamada de um amigo, que continua em um canto da tela enquanto comentam assistindo ao ultimo episódio de uma novela, onde você pode acessar finais alternativos, etc.

E se pararmos para refletir, este “futuro” não esta distante. Já pode ser realidade se comprarmos alguns equipamentos. O que falta são as emissoras de conteúdo se adequarem às novas realidades e deixarem de ser tão quadradas como são há 60 anos e dois dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: