Muito além do e-book

2010 é visto como o ano do 3D e dos e-book readers, diversas soluções, tecnologias surgiram para “revolucionar” ações já presentes da vida das pessoas. Os e-books já fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Segundo a Amazon, maior empresa de comércio online,  no último mês de julho, a cada 100 livros fisicos, 180 livros digitais foram comercializados. Os dados são controversos (vale ler o texto do blog Me and my Kindle), porém que acrescentarmos a informação da quantidade de lojas no Brasil que já comercializam e-books, podemos constatar que esta é uma tendência que tende a crescer. Porém até hoje nunca foi explorado totalmente o potencial da tecnologia. Livros podem se tornar verdadeiras redes sociais, se juntarmos os conceitos da web 2.0 e os conceitos de clubes e grupos de discussão que existem normalmente.

A IDEO, empresa de design famosa por propor caminhos para as tendências de mercado, apresentou o que seria o futuro dos livros. São 3 propostas: Nelson, Coupland e Alice. Em um vídeo podemos entender melhor as propostas:

Assista: The Future of the Book. from IDEO on Vimeo.

A proposta Nelson busca ampliar a análise dos textos, permitindo debates e troca de idéias. Coupland apresenta a criação de uma biblioteca baseada em recomendações e discussões de sua rede social. E Alice amplia o conceito das histórias, levando o leitor a participar de tarefas e ser inserido na história desta forma.

Outros caminhos existem, mas já começamos a perceber o porque que o papel, apesar de importante e presente por séculos, é um meio que não suporta a evolução que a literatura precisa para impactar as gerações Y, Z, alfa e as subsequentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: