12 anos de buscas

Há 12 anos atrás vivíamos o final da década de 90, a década online que ficou marcada pelo crescimento da bolha da internet, onde as empresas ponto-com estavam crescendo em índices acima das demais empresas, muito através de especulação. Foi neste período a fusão da AOL com a Time-Warner, criando a AOL Time Warner que depois voltaria a ser apenas Time-Warner.

Já no início da década atual, a bolha estourou, a maioria das Ponto-Com’s enceraram suas atividades após a queima de seu capital de risco, e muitas nunca viram lucros. Um cenário desses levaria qualquer um a questionar investimentos em empresas de internet.

Anos antes, mais precisamente em 1996 na Universidade de Stanford, dois estudantes trabalhavam em um projeto de Doutorado que buscava indexar conteúdos e facilitar o acesso. Do Backrup (nome inicial do projeto) ao gigante Google de hoje, poucos anos se passaram. E hoje, os fundadores figuram na 11ª posição da Forbes 400, lista dos americanos mais ricos.

Se a Google é uma empresa referencia em tantos quesitos, como por exemplo sempre liderando a lista da Great Places do Work, tudo se deve a sua missão sempre ter sido clara: Organizar as informações do mundo e fazê-las universalmente acessíveis e úteis.

Uma missão clara que direciona todos os diversos serviços que a empresa proporciona (mais de 60 serviços). E a empresa sempre buscou adaptar seu modelo de negócios, fazendo da empresa de internet um dos maiores conglomerados de mídia, comercializando espaços publicitários para qualquer perfil de negócios.

Se o que faltava para as empresas que explodiram na bolha da internet era um modelo de negócios claro, para a Google isso sobra. Ela é uma empresa de propaganda, oferecendo aos usuários diversos serviços gratuitos em troca de visualizar alguns anúncios.

A Google também tem nesses 12 anos diversas polêmicas, como a questão da privacidade que os usuários perdem ao utilizar suas ferramentas. Para muitos, a Google é vista como o Big Brother do romance de George Orwell.

Porém é impossível se imaginar hoje sem utilizar alguma ferramenta da Google todos os dias. Googlamos todos os dias e isso não é algo que conseguimos mais viver sem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: