Sustentabilidade traz economia e rentabilidade

Muitas empresas ainda enxergam sustentabilidade como discurso necessário e não como ganho real. Esquecem que quando falamos de investir em sustentabilidade não está apenas previsto comunicação e investimentos caros, mas também existe a redução de gastos que o controle nos gastos em insumos e na gestão de recursos pode trazer para a empresa.

Um exemplo de sustentabilidade trazendo retorno direto é o da marca de tênis Puma. Ao transformar, através da agência Fuseproject, sua caixa de sapatos, o impacto pode transformar completamente a cadeia de distribuição da marca, trazendo a redução de insumos, eletricidade, combustível e água.

Depois de 21 meses de pesquisa, estudando sistemas de armazenamento de sapatos, chegaram ao conceito da Clever Bag, que foi apresentado em abril deste ano.

A sacada foi transformar a caixa em um saco com uma estrutura de papelão. A estrutura mantém a proteção ao calçado, garantindo o empilhamento seguro. Ela é feita a partir de uma peça plana de papelão, sem custo de impressão e montagem.

Já o saco, que é de um material sintético costurado com calor, protege os sapatos durante o transporte. Além disso, substitui a sacola plástica da própria loja.

A Puma estima que irá cortar o consumo de água, energia e combustível em 60% na fabricação, o que resultará em um ano em uma economia de
8.500 toneladas de papel, 20 milhões de mega joules de eletricidade, 264.000 galões de combustível e 264 galões de água. A dispensa das sacolas plásticas vai salvar 275 toneladas de plástico, e o peso reduzido vai economizar outros 132.000 galões de diesel no transporte.

Além da economia, esta medida agrega valor à marca. Inovação deve andar junto com sustentabilidade. E a Puma dá uma lição de como ser mais rentável através de atitudes mais verdes.

Conheça o projeto inteiro no site: http://www.fuseproject.com/products-47

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: