As forças que movem o eleitor

Ontem acabou a primeira fase do processo eleitoral brasileiro, depois de semanas cheio de programas e informações sobre os candidatos aos cargos mais importantes da nação. E longe de querer difundir minhas opiniões pessoais, fiquei refletindo na relação canditado/eleitor, produto/cliente.

As campanhas políticas apresentam o candidato como um produto, onde a persuasão, apresentação e benefícios encaminham para a decisão de compra. Temos principalmente quatro candidatos à presidente da república, principal cargo eletivo do Brasil. E aproveitando que hoje é o dia do vendedor, podemos chegar a quais clientes eles atendem.

Dilma Rousseff – Atende ao eleitor que já comprou um produto que gostou e deseja permanecer com a mesma marca. É como aquela geladeira que sua mãe comprou e você sabe e confia.

José Serra – Serve para o eleitor tradicionalista. Aquele que compra uma marca forte, porém que não é líder de mercado.

Marina Silva – Para aqueles que buscam inovação, um produto diferente do que a maioria compra. Seria como um iPad, algo focado, mas que tende a ampliar o mercado nos próximos anos.

Plínio Arruda – O chamado voto de protesto. Um produto alternativo, que muitos não sabem o que é e como funciona.

Daria para estender muito essa análise superficial, porém se fizer isso, posso caminhar para ser mais imparcial ainda. O que proponho é a reflexão de que tipo de consumidor somos. E que tipo de produto queremos para nosso país. Bom voto. Quanto a foto que ilustra a mensagem, apenas escolhi pois achei absurdamente simpática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: