Wikileaks: A web 2.0 chega à polílica internacional

Desde 2006 um site, baseado no formato wiki de compartilhamento de informações (consagrado pela Wikipedia), tem dado dor de cabeça aos Estados Unidos. Trata-se do Wikileaks, sediado na Suécia e que publica posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

Porém a grande polêmica começou quando ele postou materiais sobre a guerra do Afeganistão e do Iraque. Em abril de 2010  um vídeo feito em 12 de julho de 2007, que mostrava civis iraquianos sendo mortos durante um ataque aéreo das forças militares dos Estados Unidos. Depois divulgou documentos secretos do governo americano sobre a Guerra do Afeganistão. E ainda publicou em outubro um pacote com quase 400.000 documentos secretos, denominado Iraq War Logs, sobre a Guerra do Iraque.

Pois bem, creio que recentemente começou o maior drama da diplomacia internacional. O site publicou 251.288 documentos enviados por 274 embaixadas. Destes, 145.451 tratam de política externa, 122.896, de assuntos internos dos governos, 55.211, de direitos humanos, 49.044, de condições econômicas, 28.801, de terrorismo e 6.532, do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Informações como Hillary questionando sobre saúde física e mental de Cristina Kirchner, Nicolas Sarkozy descrito como “delicado” e “autoritário”, Hugo Chávez estaria ‘louco’ e transformando o seu país em ‘outro Zimbábue’, e muitas outras coisas transformaram a Casa Branca em um verdadeiro reality show. (Folha)

Ao publicar informações importantes e internas, será que estamos vendo o início do cyber-terrorismo ou apenas o compartilhamento de informações que a internet oferece. Qual é o limite para o poder da distribuição de informações da internet?

Sem dúvida o Wikileaks mostra uma nova face do compartilhamento das informações. Só resta saber se o mundo está pronto para essa nova era. E ao que tudo indica não está.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: