Howard Ashman: A alma da fera

Howard Ashman 1950-1991

Há 20 anos falecia um dos grandes produtores e letristas dos musicais modernos: Howard Ashman. Dotado de uma incrível sensibilidade e criatividade, ele desenvolveu junto com Alan Menken trilhas sonoras inesquecíveis de grandes clássicos do cinema de animação. Premiado como uma Lenda da Disney, Ashman co-produziu com John Musker em 1989 o filme “A Pequena Sereia”. E ganhou o Oscar de melhor canção por “Under The Sea”. Foi ele quem deu ao filme um “formado Broadway” e transformou a história da sereia na retomada dos grandes clássicos Disney, revivendo o espirito do grande criador Walter Elias Disney.

Porém, paralelo a isso, um outro filme estava sem achar seu tom. A fabula da bela e a fera na França estava perdida em meio a um processo conturbado de produção. E convidado para participar da criação dessa história, Ashman deu ideias como os empregados do tal príncipe transformado em fera também serem enfeitiçados, no caso eles seriam objetos animados. E com diversas outras ideias ele se tornou o produtor executivo. Também ao lado de Menken, esse compôs uma das trilhas mais belas e tocantes de toda a história do cinema. A Bela e a Fera chegou a um patamar onde nenhum outro filme de animação chegou: ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Também o filme foi exibido no Festival de Cinema de Nova York, no Festival de Cannes e foi ovacionado de pé em todo o mundo.

Nos últimos meses da produção de A Bela e a Fera, Howard Ashman estava muito debilitado e teve que se dividir entre o tratamento de saúde e a produção do filme. E antes de ver o filme finalizado, no dia 14 de Março de 1991, ele faleceu por ter o vírus HIV.

Ele também deixou escrita algumas músicas para o próximo filme da Disney: Aladdin. A perda de Ashman vai além a perda de um simples compositor e produtor. Poucas pessoas apresentaram genialidade semelhante ao do próprio Walt Disney e ele era um deles. E a precocidade de sua morte também impactou os artistas da época. Por este motivo, ao final dos créditos do filme temos a seguinte dedicatória “Para o nosso amigo Howard, que deu voz a uma sereia e alma a uma fera”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: