Obama in Rio

Gosto do Obama. O discurso de mudança que ele utilizou no processo eleitoral é um dos mais impactantes já vistos no cenário político mundial, muito próximo do I have a dream do Luther King. Também acho que na prática o desafio de restaurar a maior potência num mundo onde superpotências deixaram de existir foi subestimado. E assim, diversas deficiências de gestão foram reveladas, fazendo do Obama uma promessa maior que a realidade, até o momento. Continuo torcendo para que isso se inverta.

Porém no discurso, Barack se demonstrou um dos grandes mestres, talvez comparado ao Hitler que mobilizou milhões em prol de um ideal, mesmo que errôneo. Obama também mobilizou e mobiliza milhares de pessoas, desde o processo eleitoral. Como esquecer o famoso discurso para cerca de 200 mil pessoas em Berlim, ainda durante o processo eleitoral, onde a paz mundial foi apregoada de forma enfática e marcante:

“…o maior perigo de todos é permitir que nos dividam. O muro entre antigos aliados nos dois lados do Atlântico não pode continuar. Os muros entre raças e tribos, nativos e imigrantes, cristãos e muçulmanos e judeus não podem continuar. Esses são os muros que devemos derrubar.”

Porém o poder de mobilização dos discursos de Obama não se mostraram tão fortes como se imaginava e a popularidade do presidente americano, 6 meses depois de eleito, se igualou ao de seu antecessor.

Agora nos deparamos com a visita ao Brasil do presidente americano. E junto com isso, foi marcado um grande encontro onde ele discursará para milhares de pessoas na Cinelândia, no Rio de Janeiro, palco de famosos protestos populares contra a Ditadura Militar. O que o presidente americano tem a dizer para os Brasileiros? Para mim, mais importante do que ele irá discursar é como irá discursar. Com certeza será uma aula de retórica inesquecível e por isso estarei lá. Mas espero que da mesma forma que ele conseguiu fazer milhões de americanos acreditar que “eles podem”, que ele consiga fazer alguns brasileiros crer no grande poder do ser humano que é o poder acreditar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: