O futuro chegou e está aqui agora

Após trocar o local do discurso para o povo brasileiro, e trocar o público geral para um grupo de “personalidades”, o presidente americano fez um belo discurso, onde o grande mote foi a parceria entre as duas nações. Ao ligar durante todo o discurso as histórias dos dois países da America, Obama busca ressaltar as similaridades e igualdades entre o Brasil e os Estados Unidos.

Desde o processo de independência, a luta conjunta na Segunda Guerra até as oportunidades, utilizando como exemplo o menino pobre de Pernambuco que virou presidente do Brasil, Obama abre espaço para semear suas ideias. Apesar de ‎”Nenhuma nação deve impor seus desejos sobre as outras”, Obama logo coloca a luta americana pelos direitos humanos em outros países e afirma que todas as nações devem apoiar isso.

Segundo Obama, o Brasil “… não é a nação do futuro, mas o futuro chegou e está aqui agora”. Com um belo discurso, Obama encerra citando Paulo Coelho: “Com a força do nosso amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente.”

Sem dúvida, foi um belo discurso realizado pelo presidente americano. Com diversas citações do termo together (juntos), Obama coloca a relação entre Brasil e Estados Unidos como parceiros iguais. Resta saber se na prática essa igualdade será refletida, e o Brasil deixe de ser um país influenciado pelo Tio Sam e passe a ser tratado de forma igualitária.

 

“Onde a luz da liberdade for acesa, o mundo se torna um lugar mais brilhante”
Obama no discurso no Rio de Janeiro, 20 de Março de 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: